Você se considera uma pessoa vaidosa ou com boa autoestima? Afinal, qual a diferença?
Autoestima e vaidade são conceitos relacionados à forma como uma pessoa se vê e se sente em relação a si mesma, mas têm significados diferentes.
Para simplificar podemos dizer que vaidade está relacionada a aparência, ao que é externo, enquanto autoestima está relacionada ao sentimento, ao que é interno.
A autoestima é a percepção que uma pessoa tem de si mesma, sua confiança em suas habilidades e em seu valor como ser humano. É um sentimento saudável de amor-próprio, que não depende da aprovação de outras pessoas ou de fatores externos para existir. Uma pessoa com alta autoestima tende a ser mais segura, confiante e resiliente diante dos desafios da vida.
Por outro lado, a vaidade é a preocupação com a aparência física e com a imagem que se projeta para os outros. É um sentimento motivado pela busca de admiração e aprovação. Uma pessoa pode ser extremamente vaidosa e ainda assim, ter baixa autoestima, pois a opinião dos outros vale mais que seu sentimento e seu real valor.
Em resumo, não há certo ou errado, pois tudo é questão de contexto. Mas entre ambos, a autoestima deve sobrepor a vaidade e devem até caminhar juntas e de forma equilibrada, pois quem tem boa autoestima busca cuidar do externo e estar bem com sua autoimagem.
Existem momentos desafiadores da vida, como problemas de relacionamento, saúde, finanças, entre outros, que podem afetar a autoestima de uma pessoa e seu grau de autoconfiança. Nesses momentos, gestos simples de autocuidado podem fazer toda a diferença para elevar o sentimento de amor-próprio. O cuidado com as sobrancelhas pode ser um grande aliado nessa fase, pois elas interferem na forma como uma pessoa se vê e se sente e pode ser um primeiro passo para resgatar a autoestima de forma simples e bem significativa.
Dica Essence para manter a autoestima em dia:
Primeiro, cuide de suas sobrancelhas diariamente. Na sequência: fuja de relacionamentos tóxicos, trabalhe com o que você ama, cuide da sua saúde física, mental e emocional, valorize sua jornada, evite comparações desnecessárias, invista em você e na sua imagem, liberte-se dos padrões, pratique o autoconhecimento, abrace mais, ame mais e seja feliz! Busque ajuda profissional quando sentir que for necessário!
Cuide-se de dentro pra fora 💜
Comments